terça-feira, 7 de junho de 2005

INFERNO VERMELHO

Não, não estou a falar de Comunismo nem do filme do governador da California mas sim da vaga de calor e de incendios q chegou mais cedo q está assolar o País.
A vaga de calor chegou mais cedo e segundo cientistas da NASA, a Peninsula Iberica caminha a passos largos pra desertificaçao e para periodos cada vez mais pequenos de chuvas com Invernos secos e que não se tomarem medidas de prevenção(principalmente na gestao da Agua, q até agora nada foi feito), todo o Portugal a sul do Tejo irá se tormar muito parecido com Marrocos.
Apesar do governo ter anticipado a época de combate aos fogos(mas o q é isto?! tambem existe época para andar a pegar fogo?!), eles aí estão com toda a sua força destruidora e a ajudar ainda mais ao periodo de seca q o País vive.
No entanto os varios governos pensam q combater os incendios é só investir em equipamento mas se esqueçem de criar leis mais rigidas e abrangentes na caça ao incendiarios. Todos os anos oiço as autoridades a insistir q a maioria dos fogos se deve ao descuido das pessoas mas quando se ouve o povo a opinião é: fogo posto. Enquanto isso os governos vão distribuindo telemoveis aos guardas florestais q quando precisam de usa-los estes não têm rede e no final da dita época de fogos se houver menos incendios q nos anos anteriores os politicos ficam todos contentes porque afinal doutaram com meios suficientes os bombeiros e q dessa forma cada vez haverá menos incendios.
Eu na minha modesta opinião tambem acredito q no futuro haverá menos incendios, quando não houver mais nada pra queimar!

5 comentários:

Anónimo disse...

Em 1867....Eça de Queiroz já sabia!!!

"Sempre que no Parlamento se levanta a voz plangente dum ministro, pedindo que cresça a bolsa do fisco e se cubra de impostos a fazenda do pobre, para salvação económica da pátria, há agitações, receios, temores, inquietações, oposições terríveis, descontentamentos incuráveis. O povo vê passar tudo, indiferente, e atende ao movimento da nossa política, da nossa economia, da nossa instrução, com a mesma sonolenta indiferença e estéril desleixo com que atenderia à história que lhe contassem das guerras exterminadoras duma antiga república perdida.
(...)
Temos um déficit de 5.000 contos. Esta é a negra, a terrível, a assustadora verdade. Quem o promoveu? Quem o criou? De que desperdícios incalculáveis se formou? Como cresceu? Quem o alarga? É o governo? Foram estes homens que combatem, foram aqueles que defendem, foram aqueles que estão mudos? Não. Não foi ninguém. Foram as necessidades, as incúrias consecutivas, os maus métodos consolidados, a péssima administração de todos, o desperdício de todos. Depois, as necessidades da vida moderna, de terrível dispêndio para as nações. Como na vida particular, cresceram as superfluidades, o vão luxo, o aparato consumidor, mais precisões, mais gastos, a vida internacional tornou-se tão cara que mais ou menos todas as nações estão esfomeadas e magras.
(...)
O déficit tornou-se um vício nacional, profundamente arraigado, indissoluvelmente preso ao solo, como uma lepra incurável."

Eça de Queiroz, 1867

Anónimo disse...

Palavras para quê...na abertura da época de fogos só faltou foguetório e banda de música.
Enquanto andarem a gastar milhões numa força aérea que não serve para nada a não ser para pilotos tirarem brevet e irem para as companhias privadas de combate a fogos que cobram ao estado mais milhões para alugar aviões de combate a fogos...e outras excentricidades lusas

Anónimo disse...

Ora viva.

mais um blog para comentar.
serei breve desta vez, desejo-te muita sorte nesta tua iniciativa, e não deixo de te dar razão, realmente Portugal está a ferro e fogo

um abraço

Anónimo disse...

Hum....isso é tudo muito verdade e concordo. Mas é preciso não esquecer que a negligência e incúria das pessoas desempenha também um importante papel nestes fogos florestais que nos últimos anos têm sido realmente infernais.

O facto de estarmos a assistir a períodos de grande calor com anterior falta de água, aliado ao facto de muitas pessoas não tomarem as precauções devidas (apanágio tão frequente do bom tuga!) propicia a deflagração destes incêndios.

A falta de limpeza das matas é um caso grave. Contam-me os meus pais que no tempo deles, as matas eram obrigatoriamente limpas....obrigatoriamente limpas pq havia lucro com isso: as carumas, ramos e raminhos e madeiras em geral eram recolhidas e vendidas às pessoas para que pudessem aquecer a casa no Inverno. Ora essa necessidade já não existe com a difusão generalizada de aquecimentos eléctricos e afins...logo não há tanta necessidade de "limpar"..........

O que se tem de fazer é tomar medidas drásticas e reais. Não como o q o governo anterior tomou (por acaso era PSD, mas os outros são iguais: nunca ninguém fez nada de jeito nesta matéria) ao publicar o Decreto-Lei de Combate aos Fogos Florestais que mais não é do que uma medida para poderem dizer que "fizeram alguma coisa". Nunca li DL tão confuso e de difícil aplicação.

Interessa sim, GASTAR dinheiro com este objectivo e não em F16 e submarinos.:(

Anónimo disse...

ora aí está um tema que me preocupa bastante todos os verões... ainda nao percebi quem é que se diverte a incendiar matas e florestas, e concordo contigo quando dizes que deviam criar leis mais exigentes, talvez assim os incendiarios pensassem duas vezes. Outra boa questao que o Gonçalo referiu, é o da limpeza, outra quantidade estupida de incendios sao causados porque nao houve cuidados suficientes com as nossas florestas.Enfim... e depois há aquela engraçada, a dos helicopetros que deviam ser utilizados ao combate às chamas mas em vez disso, proporcionam aos interessados magnificas viagens para que a a beleza paisagistica portuguesa seja devidamente apreciada, ou o que resta dela...