sexta-feira, 31 de outubro de 2008

The Fog (1979)




Esta ultima terça-feira fui ver o filme “O Nevoeiro”(The Fog) na Cinemateca Portuguesa que apresenta entre Outubro e Novembro o ciclo dedicado ao mestre do terror e suspense, John Carpenter. A primeira vez que vi este filme foi em princípios dos anos 80, no tempo em que a RTP dava bons filmes de todos os géneros.

Na altura fiquei arrepiado mas o que mais me assustou foi a musica do filme (composta pelo próprio John Carpenter) que se torna sufocante e que está presente na maioria dos seus filmes. O filme conta coma participação da famosa actriz Janet Leigh (Psycho), que contracena aqui pela primeira vez com a sua filha Jamie Lee Curtis (Halloween), actriz que foi introduzida no cinema pelas mãos de John Carpenter. O filme conta também com as participações de Adrienne Barbeau (Fuga de Nova York 1997), Tom Atkins (Fuga de Nova York 1997), Nancy Kyes (Halloween), Hal Holbrook (Magnum Force) e John Houseman (Three Days of the Condor ).


Composto com planos soberbos e imagens sugestivas, sem revelar em demasia, “The Fog”, conta a historia a história de uma pequena vila costeira que é invadida por um misterioso e mortífero nevoeiro. Para uma época onde não existiam processadores gráficos (CGI) capazes de criar tudo e mais alguma coisa, confirma-se aqui, facilmente, a mestria pelo qual Carpenter e realizadores da mesma geração são hoje em dia reconhecidos. O pormenor logo no inicio do filme, em que um velho marinheiro introduz a amaldiçoada história da vila a um grupo de crianças sentadas em redor da fogueira, mensagens subliminares contidas nos mais ínfimos detalhes e a porção certa de terror, fazem deste “The Fog” uma verdadeira obra-prima do cinema fantástico/terror e suspense, sendo uma passagem obrigatória por todos os apreciadores do género.


De referir ainda que este foi mais um dos filmes com direito a remake em 2005, pela mão de Rupert Wainwright, sendo, muito provavelmente, um dos piores jamais feitos. Prova mais do que evidente, que não só com efeitos especiais comuns e alcançáveis a qualquer estúdio com dinheiro (e não à habilidade de realizadores, como no passado) se consegue um grande filme. Fica a esperança que o público mais novo, a quem esse remake foi claramente dirigido, esqueça o que viu, e passe directamente para um dos melhores filmes de terror da década de 80, e uma obra impar na carreira de um visionário chamado John Carpenter.



Track Listing:

1.Prologue - Dialogue from the movie
2.Theme from "The Fog"
3.Matthew Ghost Story
4.Walk to the Lighthouse
5.Rocks at Drake's Bay
6.The Fog
7.Antonio Bay
8.Tommy tells of Ghost Ships
9.Reel 9
10.Main theme (Reprise) (Bonus Track)
11.The Fog Rolls In (Bonus Track)
12.Blake in the Sanctuary (Bonus Track)
13.Finale (Bonus Track)
14.Radio Interview with Jamie Lee Curtis about The Fog (Bonus Track)



DOWNLOAD
CD



Ver tambem este topico/See also this post:
> http://dreamaster-realm.blogspot.com/2007/10/halloween-1978.html

The Fog teaser trailer:



The Fog teaser trailer 2:


The Fog trailer:

3 comentários:

Pétala disse...

Deve ter sido ótimo, não assisti, mas prá quem gosta desse gênero de filme é perfeito.

bjos e um fds lindinho prá ti!

gota de vidro disse...

Pois este filme eu não vi , embora já tenho visto outros dele.

A ver se tenho oportunidade...

Bom domingo

beijo

Obrigada pelas visitas ao meu canto......

MAR disse...

Taqmbém ainda não vi o filme!
beijinhos e resto de bom fim de semana!