quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Halloween (1978) - Um Classico do Cinema.



Este Domingo, revisitei outro clássico do cinema, "Halloween", criado e realizado pelo mestre do terror/suspense John Carpenter em 1978. Feito com pouco dinheiro, este filme consegue agarrar o espectador do principio ao fim do filme sem grande uso de cenas macabras ou de muito sangue muito.
A musica do filme, crida pelo próprio Carpenter, ajuda a criar o ambiente de suspense e de receio entre os espectadores, tornando-se muitas vez insuportável tal o suspense e medo q cria.
Mal sabia John Carpenter q ao criar a personagem de Michael Myers (o vilão da história), acabava de inventar um novo tipo de cinema de terror, os "Slash movies". Poucos anos após a estreia de "Halloween" no cinema, sucederam-se outros filmes no mesmo estilo, "Sexta-Feira 13"(1980), "Pesadelo Em Elm Street" (1984), etc.
Aliás, bons filmes deste género, foram todos feitos na década de 80 porque hoje em dia os filmes q se fazem dentro deste estilo é só com teenagers (para teenagers), muito sangue e histórias muito pobres. A estes filmes eu chamo de pastilha elastica, ou seja, mastiga-se e deita-se fora e não ficam na lembrança nem para a história do cinema.

Para quem gosta de uns bons sustos e suspense a sério, recomendo vivamente este filme.

Para quem gosta de uns bons sustos e suspense a sério, recomendo vivamente este filme.




HALLOWEEN UNCUT OST COMING THIS SATURDAY 1ST NOVEMBER 2008 HERE

Trailer:




PS: Devido a mudanças no blog a algum tempo a traz perdeu-se algums topicos e informação. Daí eu recolocar os comentários.

15 comentários:

Anónimo disse...

O John Carpenter é um mestre absoluto em tudo o que faz.

Mas devo confessar que este filme nunca vi. Provavelmente pq nunca tive muita paciência para filmes de terror, muinto ensaguentados. Os tais 'slasher movies'.

Pode ser q um dia tenha paciência e veja. Até lá prefiro ver as outras obras do Carpenter, um grande realizador e muitíssimo underrated.

Dreamaster disse...

said...
Nunca viste?!

Então tens q ver meu amigo.

Mas olha q como eu disse, este filme tem muito pouco sangue e aposta mais no suspense e no medo.

Anónimo disse...

Pois está bem.

O 'sangue' foi só maneira de dizer.

Filmes de terror que visam deixar-te inquieto constantemente e a dares saltos na cadeira não me dizem muito.

Uma vez vi o clássico "Texas Chainsaw Massacre" na TV. Só pq se fala tanto dele.

Achei-o muito mau.

Dreamaster disse...

Pois, há filmes e filmes. Tb vi esse filme e deixei-me dormir :D

Dreamaster disse...

Mas este acho q eras capaz de gostar.
Claro q á certo tipo de cenas q foram criadas neste filme q mais tarde outros filmes utilizaram como ideia, portanto a surpresa deixa de existir.

Anónimo disse...

Pois, pois, lembro-me de ler algo acerca desse filme que dizia isso precisamente. Que se um gajo visse esse filme sem saber que é antigo e tal iria achar ridículo por ser tão cliché e batido. Mas a questão é que qdo o filme saiu não era nada cliché e até foi inovativo. O problema foi a sucessão interminável de filmes posteriores que incorporaram, ou influenciaram-se (e pq não: copiaram?) este filme.

Dreamaster disse...

Exactamente. Pelos vistos, para muita malta nova um filme ter mais de 15 anos significa q não presta e q por isso não vale apena ver.
É por isso e por outras, q os estudios de hollywood andam numa sangria desatada de remakes de classicos do cinema. Salvo raras excepções, estes remakes são uma verdadeira porcaria, vejam-se os exemplos de "O Nevoeiro"(2005) e "A Mansão do Diabo"(2005)e pelos vistos isto promete não parar infelizmente.

Anónimo disse...

Bem, isso é outra questão diferente. Mas realmente, a praga de fazer remakes quer de filmes antigos quer até (!)de séries de TV, já está a ser demais! Quase que indicia uma falta de originaliade e criatividade. Mas pronto, felizmente sempre vamos encontrando algumas ideias boas.

Anónimo disse...

Por acaso tal como o Gonçalo nunca vi, este Halloween, acho eu, pelo menos que me lembre. Mas gosto muito do Carpenter sim, The Fog, The Thing, Prince Of Darkness, They Live, Escape From NY, etc ...

Dreamaster disse...

Então vai ver he he he

GarçaReal disse...

Bom, este filme vi já há bastante tempo, mas gostei mais da série do Pesadelo em Elm Street.
Na altura vi-os todos e ainda hoje quando calha os revejo, pois gostei realmente.

bjgrande

Cuidado com a noite de hoje

Gostosuras ou travessuras???

Porta-te....:)

GarçaReal disse...

Passadas as travessuras....


bjgrande de Bom Fim de Semana

MEU DOCE AMOR disse...

Lindo:

Eu cá não gosto.Fico cheia de medo e não durmo,pois fico com a sensação de que andam coisas estranhas ao meu redor.Naaaaaa!Na,na,na...

Prefiro a Música no Coração e prontos:)))

O menino faz umas confusões para encontar blogs e comentários.Credo!

Hummmmm ...

Beijos doces assim e assim:)))

Bola Oito disse...

Que raio!?

Dreamaster disse...

Sim, aki só travessuras he he ;)


Bjs
D.