sexta-feira, 17 de julho de 2009

There and Back Again - A Heavy Metal Journey Pt 1

Depois de ter regressado do festival decidi dar um descanso aqui do blog. Mas agora estou de volta e para fazer um pequeno resumo do que foi o festival e as impressões que me deixou.

Fui com um grupo de amigos de carro (2 carros para ser mais exacto) até Saragoça, local onde decorreu o festival e apesar da viagens terem sido cansativas foram muito animadas. A companhia e convívio tornaram esta experiencia ainda melhor.



METALWAY FESTIVAL 2009


Vi muitas bandas pela primeira vez e outras que já não via há muitos anos.


1º DIA - 20 JUNHO

SODOM

Segunda vez que vejo esta banda ( a primeira foi em Corroios). A banda teve alguns problemas de som mas apesar disso a banda deu um excelente concerto, fazendo desfilar alguns temas clássicos. Estavam bem dispostos e até improvisaram no momento uma cover dos The Trashmen muito bem esgalhada.

Setlist:

Intro
Napalm In The Morning
Outbreak Of Evil
Axis Of Evil
The Saw Is The Law
Surfin' Bird (The Trashmen cover)
City Of God
Blasphemer
Agent Orange
Wanted Dead
M – 16
Sodomy And Lust
Remember The Fallen
Bombenhagel



DUFF MACKAGAN'SLOADED

Foi um concerto muito, muito mau. Fiquei só a ver um pouco para ver como era e achei a atitude da banda em palco arrogante. Tocaram partes de músicas dos Guns N' Roses e mal tocadas e as musicas deles próprios eram uma seca. Passada se calhar meia hora fui-me embora. Nunca tinha visto estes gajos e espero não vê-los outra vez.



RIOT - THUNDERSTEEL REUNION

Concerto muito bom. Nunca os tinha visto ao vivo mas deram um grande concerto. O vocalista ainda tem uma grande voz e via-se que todos os membros da banda estavam a curtir e bem dispostos. Apenas achei q tocaram demasiadas músicas rápidas e a certa altura parecia que estava a ouvir uma mesma musica enorme. Apesar disso gostei muito.

Setlist

Narita
Fight for fall
Privilege of power
On your kness
Metal soldiers
Flight of the warrior
Johnny's back
Outlaw
Swords and tequila
Wings are for angels
Privilege of power
Dance of death
Storming the gates of hell
Thundersteel
Warrior
Shine on



EUROPE

Começaram atrasados e com problemas de som e começaram com uma musica lenta (meio-tempo), o que não arrancou de imediato qualquer reacção do publico. Infelizmente não gosto do novo som da banda desde a sua reunião. Demasiado chato. Por isso decidi ir comer qualquer coisa e ver o resto do concerto nas bancadas. O concerto foi melhorando e foi com as musicas antigas que conseguiram as melhores reacções do publico.

Setlist

Last look at Eden
Love is not the Enemy
Always the Pretenders
Start from the Dark
Superstitious
Sign of the Times
Scream of Anger
Rock the Night
Cherokee
Final Countdown


WASP

A primeira vez que vi esta banda. O setlist foi curto demais e tiveram alguns problemas de som devido ao muito vento que se fazia sentir. A vos do Blackie não estava no seu melhor, apesar dele tentar o seu melhor. Apesar destas condicionantes foi um concerto agradável.

Setlist

On Your Knees
Inside The Electric Circus
Hate To Love Me
L.O.V.E. Machine
Wild Child
Take Me Up
Chainsaw Charlie (Murders In The New Morgue)
The Idol
I Wanna Be Somebody
Blind In Texas



BLIND GUARDIAN

A melhor banda do dia na minha opinião. O Hansi (vocalista) apareceu com o cabelo curto (a fazer lembrar o vocalista dos Iron Maiden) e por isso não o reconheci nos primeiros segundos. Ele foi muito comunicativo e interagiu muito com o publico e ainda fez umas piadas acerca da porcaria do vento forte. Tocaram uma nova musica, que me sou boa, a lembrar um poucos os primeiros álbuns. Em resumo deram um muito bom concerto. Achei o alinhamento do concerto curto demais.

Setlist

This Will Never Ends
Another Holy War
Nightfall
Fly
Valhalla
Sacred (nova musica)
The Quest For Tanelorn
Punishment Divine
The Script For My Requiem
Mirror Mirror



CHILDREN OF BODOM

Segunda vez que os vi. A primeira foi no saudoso Hard Club em Gaia. Infelizmente só vi 3 musicas porque eu estava cansado e o vento à noite tinha se tornado muito frio mesmo, que parecia uma noite de inverno. No entanto, pelo que vi, a banda estava a soar bem e bem disposta. Pelo que me lembro as 3 musicas eram dos primeiros 2 álbuns se não me engano.


--------------------------------


2º DIA - 21 JUNHO


Apesar de haver outras bandas mais cedo (tal como no dia anterior), chegámos para ver a primeira banda do dia q nos interessava.


LITA FORD

Esta mulher ainda sabe rockar, bem conservada e ainda com uma boa voz. Estragou tudo (ou quase tudo), quando chamou o gorila todo tatuado do marido dela para o palco cantar com ela. O gajo não sabe cantar (ela disse ainda que ele tem uma banda também - Jesus!!!). É pena as novas músicas dela serem muito fracas. A maior parte das pessoas apenas gostou das músicas antigas.



PARADISE LOST

Primeira vez também. Eles deram um concerto muito bom. O vocalista estava de bom humor e comunicativo. O som estava bom e de acordo com alguns dos meus amigos, este tinha sido um dos melhores concertos q tinham visto da banda e o setlist também.
Gostei bastante do concerto.

Setlist

Hallowed Land
Never For The Damned
As I Die
Erased
Pity The Sadness
Ash And Debris
Embers Fire
The Enemy
The Last Time
Say Just Words
One Second
Requiem



JON OLIVA'S PAIN

Mais outro que vi pela primeira vez. Excelente concerto e frontman. Apesar da idade e do peso, o homem continua com uma grande voz. Viu-se que a banda estava bem disposta e animada em palco e novamente lá veio uma piada sobre o raio do vento. Tambem gostei deste concerto.

Setlist

City Beneath the Surface
Sirens
Through the Eyes of the King
Chance
Gutter Ballet
Tonight He Grins Away
Hounds
Believe
Jesus Saves
Hall of the Mountain King



Não vi Opeth, nem Warcry, para ir comer alguma coisa e ver as tendas do merchandise oficial e não oficial, para ver umas t-shirts e patches.

Infelizmente os Heaven & Hell não puderam tocar, devido a um problema de costas do guitarrista. Os restantes membros da banda apareceram em palco a pedirem desculpas. Posso não ter visto a banda a tocar mas posso dizer que vi o Dio ajoelhar-se à minha frente :D





SAXON

Depois da desilusão, vieram os Saxon e com o tempo extra que tiveram, ele aproveitaram para tocar mais músicas. Nunca os tinha visto mas deixem-me dizer-vos: que grande concerto! Puro heavy metal! \m/

O Bifford é um grande frontman, ainda com uma muito boa voz e um excelente humor inglês.


Setlist

Intro
Battalions of Steel
Heavy Metal Thunder
Demon Sweeney Todd
Strong Arm of the law
Motorcycle Man
Valley of the Kings
And the Bands Played On
Power and the Glory
Ride like the wind
Wheels of Steel
Live to Rock
20,000 Feet
Crusader
Denim and leather
Princess of the Night

Depois deste final em grande, fomos todos para o hotel descansar, porque adivinhava-se uma longa viagem de regresso.


(Continua...)

Sem comentários: