sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Rhapsody - Symphony of Enchanted Lands (1998)




Tracklist:
1.Epicus Furor
2.Emerald Sword
3.Wisdom of the Kings
4.Heroes of the Lost Valley
5.Eternal Glory
6.Beyond the Gates of Infinity
7.Wings of Destiny
8.The Dark Tower of Abyss
9.Riding the Winds of Eternity
10.Symphony of Enchanted Lands
Bonus track:
11.Where Dragons Fly (rare duet version)



Fabio Lione - Lead and Backing Vocals
Luca Turilli - Eletric, Acoustic & Classical Guitars
Alex Staropolli - Keyboard, Harpsichord & Piano
Daniele Carbonera - Drums & Percussion
Alessandro Lotta - Bass




Após o lançamento do aclamado álbum de estreia ‘Legendary Tales’ em 1997, os Rhapsody necessitavam de um poderoso álbum para se manter á tona da cena metal, e acertam em cheio ao lançar o álbum ‘Symphony of Enchanted Lands’ em 1998, onde a banda começa com pequenas tours, e mostra de vez que estava mais do que preparada para se afirmar na cena musical mundial!

Assim como o título do álbum já sugere, a criatividade dos líderes Luca Turilli (guitarra) e Alex Staropolli (teclados) estava em alta ao comporem este álbum que vai além dos títulos de “Power Metal Melódico” e alcança um patamar bem acima da média das demais bandas!

Mas nem tudo era luz para os Rhapsody e as críticas também vinham em catadupa devido ao som da banda ser impossível de ser executado totalmente ao vivo! Ainda assim a banda fez os seus concertos contando com muitos samplers (por vezes mais do que o necessário).


Um album recheado de excelentes musicas, podem-se destacar algumas como, o majestoso intro ‘Epicus Furor’ em que fica logo claro a enorme evolução da banda neste seu segundo trabalho. A próxima faixa, o single ‘Emerald Sword’, tornara-se o maior clássico da banda! Futuramente ovacionada pelos fãs nos concertos, com o seu refrão orelhudo, com grandes melodias e harpejos na medida certa! Esta é sem dúvida um dos grandes destaques não só do álbum, mas de toda a carreira destes italianos. É praticamente impossível ouvir o refrão e não sair cantando.

O ritmo não pára, e o intro de ‘Wisdom of the Kings’ engana o ouvinte, pensando que está por vir uma música cadenciada, mas toma lá velocidade! Com os seus poderosos trompetes, e uma bela harmonia de teclado, esta acaba por seguir a mesma linha da ‘Emerald Sword’.

Originalmente sendo parte da faixa ‘Eternal Glory’, a ‘Heroes of the Lost Valley’ tem um belo solo de flauta, acompanhado por um cravo e encerrada com a narração de Sir Jay Lansford (representando o personagem Aresius). Esta seria a primeira de grandes narrações que a banda ainda faria, com grandes interpretações e aqui dando o clima certo para ‘Eternal Glory’ finalmente mostrar o seu poder! Numa versão bem modificada da original, esta faixa é particularmente uma das melhores músicas do álbum, pois nos seus sete minutos e meio, é a que mais faz viajar pelas histórias contadas pela banda, talvez por ter um começo muito semelhante á banda sonora de filmes.

‘Beyond the Gates of Infinity’ também é muito teatral, e o seu riff de guitarra abafado combinou muito bem a faixa. O solo de guitarra e o de teclado aqui são bem diferentes do habitual pela banda, e ao invés dos famosos harpejos, apresentam muito ‘feeling’!

A cadenciada, ou poderia até chamar de balada, ‘Wings of Destiny’, traz um belo clima ao álbum, com grandes acordes de piano.

Depois de relaxar, a banda volta com a poderosa musica‘The Dark Tower Of Abyss’, que com seu ‘intro’ conquista qualquer um! Com suas passagens rápidas, e outras sombrias, contando com um solo pomposo de Staropolli, e passando por mais uma grande narração de Sir Jay Lansford.

Não esquecendo o tema titulo, um épico colosso, cheio de grande textura cinematográficas e sons medievais e celtas, leva-nos para um outro mundo, outra civilização que quase soa verídicas e que nos faz lembrar o mundo criado por J.R.R. Tolkien nas suas obras na Middle Earth (The Hobbit, Senhor dos Anéis). Assim se inicia o primeiro dos grandes épicos da banda, que se tornariam as melhores e mais criativas composições já feitas por eles, e "trademark" dos Rhapsody. ‘Symphony of Enchanted Lands’, começa com uma dramática narração, e uma perfomance invejavel de Fabio Lione acompanhado por um órgão! Ao longo de seus mais de treze minutos, vemos marchas, riffs poderosos, muitas orquestrações, e Fabio Lione realmente interpretando a letra (que transmite o sentimento de vingança, após a perda de um ente querido). O refrão tem o seu trecho em latim, e é seguido de uma participação da cantora barroca Constanze Vaniyne.
Apesar de alguns fãs não gostarem da ausência de peso, este é na minha opinião o melhor álbum dos Rhapsody.

Todo o poder das melodias e das partes orquestradas estão aqui, e o segundo capítulo da “Algalord Chronicles” certamente cumpriu o seu papel, e manteve a banda de vez na cena metal mundial, deixando de ser vista como um projecto.

Um album que eu recomendo.


Site oficial da banda:
http://rhapsodyoffire.com/rhapsody/index.php


Topicos relacionados / realated topics:
-rhapsody-of-fire-triumph-or-agony
-rhapsody-symphony-of-enchanted-lands II

Rhapsody - Symphony of Enchanted Lands (download only available for 7 days):
DOWNLOAD CD




Wisdom of the Kings video:



Epicus Furor/Emerald Sword video:

9 comentários:

gota de vidro disse...

Bem tenho estado aqui a ouvir

Interessante

Bom Natal cheio de presentinhos

Obrigada pale visita

um beijo

GarçaReal disse...

Do lago para o reino dos sonhos

Ouvi, vi e li

Não sendo pròpriamente o emu estilo achei interessante.

Aos poucos vou aprendendo a gostar...

:):)

Que o teu natal seja bem lindo e que o sapatinho fique coberto de montes de presentes.

Bjgrande do lago especial de natal

MAR disse...

oi D. finalmente, após tanto que fazer! estou de férias... e vim aqui desejar-te uma boa semana com Um FELIZ NATAL cheio te tudo o que mais desejares! beijokas

MEU DOCE AMOR disse...

Psiu?????????????????????????

Estou aquiiiiiiiiiiiii

Que música.Tsssss.Por acaso gostei.

E desejo ao meu menino lindo um bom natal,e um ano de 2009 cheio de amor,saúde,carinho,docinhos de chocolate e que continuemos aqui todos...

Beijinho doce ao meu menino:)))

Rosa Silvestre disse...

Umas Excelentes Festas!
Bjinhos.

GarçaReal disse...

Olá D

Onde andas tu?

Um 2009 com tudo de bom...Um montão de sonhos realizados

BOM ANO para o menino

Bjgrande aqui do Lago

MEU DOCE AMOR disse...

Menino:

Onde andas?Então é assim?

Nada?Post novo e nada?

Desejo-te um ano de 2009 cheio de paz,amor e saúde.

Fica um presente para ti lá no meu canto.

Um beijinho doce:)

MEU DOCE AMOR disse...

Menino:

Onde andas?Então é assim?

Nada?Post novo e nada?

Desejo-te um ano de 2009 cheio de paz,amor e saúde.

Fica um presente para ti lá no meu canto.

Um beijinho doce:)

Dreamaster disse...

Obrigado as todas pelo vosso carinho e conforto ao longo de mais um ano das vossas vidas. Espero ver ver todas voces por aqui em 2009 :)


Um beijo imenso pra minhas meninas deste vosso sonhador,

D.