segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Helloween - Keeper Of The Seven Keys Part II (1988)



Tracklist:
1. Invitation
2. Eagle Fly Free
3. You Always Walk Alone
4. Rise And Fall
5. Dr. Stein
6. We Got The Right
7. Save Us
8. March Of Time
9. I Want Out
10. Keeper Of The Seven Keys
11. Victim Of Fate '88 (bonus track)


Em Agosto de 1988, os Helloween editavam o álbum “Keeper of the Seven Keys Part II” e a formação vitoriosa que tinha editado a Parte I estava de regresso com Kai Hansen e Michael Weikath nas guitarras, Ingo Schwichtenberg na bateria, Markus Grosskopf no baixo e na voz Michael Kiske, reunindo-se novamente em estúdio juntamente com os produtores e engenheiros de som Tommy Newton e Tommy Hansen para ultimar os últimos detalhes, já que a ideia inicial era ter editado um álbum duplo com todas as musicas compostas mas a editora opos-se e assim o álbum foi dividido em duas partes. Para que mexer em equipa que estava a fazer um bom trabalho? Bem, no meio das gravações, Tommy Hansen seria despedido pela editora, insatisfeita com o trabalho que ele vinha fazendo (com o que ele não concordou obviamente, tendo regressado furioso imediatamente para a Dinamarca, onde residia).


Michael Weikath, que no disco anterior pouco tinha contribuido com composições, neste novo por outro lado estava com a corda toda, entre os clássicos da banda até hoje, estão as suas músicas “Eagle Fly Free”, “Dr. Stein” e a longa “Keeper Of The Seven Keys”,que mostravam que sua inspiração havia regressado a todo vapor e fechando o álbum de uma forma épica. Grandes melodias, refrões inesquecíveis, e os impressionantes solos dobrados de guitarra dele e de Kai. A faixa título, com seus mais de 13 minutos de duração e vários climas diferentes, parecia uma resposta à música “Halloween”, nos mesmos moldes, que fez parte do disco anterior e havia sido composta por Kai.


Miachel Kiske, cada mais integrado na banda, contribuiu por sua vez com 2 músicas, “You Always Walk Alone” e “We Got The Right”, ficando as 3 restantes músicas a cargo de Kai Hansen: “March Of Time”, no espírito de Helloween tradicional, “I Want Out”, segundo single retirado do álbum e talvez a mais comercial do disco e até hoje muito solicitada pelos fãs ao vivo, e “Save Us”, mais uma bem pesada. Trata-se de um disco muito homogéneo e consistente e de alta qualidade tanto na composição como de performance. Musicalmente, o disco também é uma continuação da primeira parte e o estilo se manteve em todas as faixas, com muita velocidade aliada a peso e melodia.


Apesar do grande sucesso obtido com o disco e a subsequente tour, o que veio a ocorrer chocou os fãs da banda: a saída do guitarrista fundador Kai Hansen. O que pareceu inexplicável na época, tinha na realidade uma razão de ser: Kai não estava satisfeito com os rumos que as coisas viriam a tomar nos próximos trabalhos, algo que já se descortinava. Enquanto a editora e os demais membros do grupo queriam fazer algo um pouco mais comercial, capaz de os levar ainda mais ao sucesso, Kai preferia se manter fiel aos princípios e ao estilo inicial do grupo. Em minoria, acabou por deixar a banda no final de 1988 e formar os Gamma Ray, banda na qual continua até hoje, com muito sucesso. Em seu lugar, entrou Roland Grapow, que Weikath havia visto tocando ao vivo num clube anos antes.

Um album que eu recomendo vivamente.


Texto: D. & Rodrigo Werneck


Site oficial: http://www.helloween.org/



>DOWNLOAD<





"Dr Stein" videoclip:



"I Want Out" videoclip:

7 comentários:

Anónimo disse...

grande disco!!!
lembro-me perfeitamente de ir para a praia, Ericeira, e levarmos um radio e uma cassete com este album, musica em altos berros.
Foi a primeira banda que vi a tocar ao vivo, 20 de Setembro de 1988 a abrir para Iron Maiden.
foi um bom concerto, o Kiske andou a mandar garrafas de agua para o publico, o palco ficou escorregadio e ela mandou um tralho de todo o tamanho.
nunca mais fizeram um album tao bom

Pedro Ferreira

Anónimo disse...

grande disco!!!
lembro-me perfeitamente de ir para a praia, Ericeira, e levarmos um radio e uma cassete com este album, musica em altos berros.
Foi a primeira banda que vi a tocar ao vivo, 20 de Setembro de 1988 a abrir para Iron Maiden.
foi um bom concerto, o Kiske andou a mandar garrafas de agua para o publico, o palco ficou escorregadio e ela mandou um tralho de todo o tamanho.
nunca mais fizeram um album tao bom

Pedro Ferreira

Poser´s Hunter disse...

Tenho o vinil ao vivo.Excelente banda.Também os vi ao vivo a 1ª vez em 1988.Muito ouvi eu Helloween.
BTW, ridiculo o videoclip Dr. Stein. loloololl

cabriti here ( anti Posers )

gota de vidro disse...

Uma boa banda sem dúvida, não obstante não ser totalmente o meu estilo.
De qualquer modo fiquei a ouvir e agradou...

Boa semana

um beijo

MEU DOCE AMOR disse...

O que eu venho aqui aprender...

E eu?

O que vejo?

Beijos doces

Dreamaster disse...

gotadevidro, qual é o teu estilo ?

Dreamaster disse...

O q vês menina ?