clika na imagem para ver o resto das fotos
A cultura gótica é uma subcultura contemporânea presente em muito países. Teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980 na cena do rock gótico, derivado do gênero pós-punk. As suas inclinações estéticas e culturais indicam influências da literatura gótica do século XIX, principalmente através de filmes de terror.
A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados gostos góticos em música e em moda e tendo como principal marca o cultivo de um modo melancólico e sombrio de vestimenta, comportamento e análise do mundo.
A música gótica inclui vários estilos diferentes; comum a todos é uma tendência para um som e uma atitude "dark". A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, andrógino, renascentista e vitoriano, ou combinações dos anteriores, essencialmente baseados no negro e cores escuras, com roupa, maquilhagem e cabelo negros.
Pode-se dizer de certa forma que o gótico como forma de vida tem como principal marco inaugural o suicídio de Ian Curtis, vocalista do Joy Division. A poesia de Charles Baudelaire e os contos de Edgar Allan Poe são exemplos da arte ideal dos membros do grupo, e a música de bandas como Lacrimosa, The Banshees, The Cure, The Jesus & Mary Chain, The Sisters of Mercy e mais recentemente bandas como Evanescence e Within Temptation embalam as festas, hoje muito mais próximas do mundo do Heavy Metal que do Punk que lhes deu origem.
15 comentários:
Obrigado pela visita à minha casinha. De facto, o texto está grande, "dou a mão à palmatória", mas o próprio tema não permite dissociações, os conceitos estão muito interligados! Quanto a este texto,acho muito interessante porque informações nele contidas e os pormenores acerca desta cultura que aqui são explorados para mim constituem novidade. Obrigado pela partilha!Bjinho!
E se dividi-ses o topico por partes? Part 1, Parte 2, assim :)
Bjs
D.
Aí está uma cultura que não me diz muito em geral. Acho toda a estética e imagem um tanto ou quanto enfim.....
Devo admitir que esta cultura tem pouco que ver comigo, principalmente no que diz respeito à maneira de vestir...
No entanto, gostei de ler o texto... Aprendi umas coisas novas hoje!
Q hei-de dizer? Digamos q talvez tenha algo de gótico na minha alma...:)
Dark kiss
É uma cultura interessante e apesar do que dizem, muito receptiva e que desperta a curiosidade e em alguns aspectos consigo identificar-me com ela.
Beijinhos
Lia
Saudosos (as) Suxsie and the Banshees...grande som! ; )
O estilo gótico, mesmo assim, é sempre coroado de um certo tom nostálgico propenso ao romantismo...quanto a mim, veste e protege e reveste tão bem a alma perante qualquer dia-a-dia que nos ouse enfrentar.
Empunha as palavras como as "armas negras" dessa alma em desaustinada inquietação...mais do que um estilo, um modo de vida como "couraça" dos olhares dos outros, mesmo que passe por uma pretensa forma de se evidenciarem.
Aparências... pois...
A banda desenhada actual recupera muito desse gosto. Ver Leonore ou ou Favole, na VitaminaBD. Excelentes!
Um beijo em fio aqui da Teia.
Não afirmo nem nego ser gótica... talvez seja, talvez não... mas a verdade é que admiro e respeito mesmo muito a cultura gótica!
Andei perdida em sonhos nas últimas semanas, mas finalmente estou de volta!
Beijinhos de Luar
Prof. G., eu até encontro algum interesse nesta cultura, desde q não chege ao exagero como já cheguei a ver.
Obrigado barbara e é sempre bem-vinda por aki. Vai apareçendo ;)
Dark-me, tu tens sim um pouco de gotico em ti e isso não é mal nenhum :)
Bjs
D.
Lia, realmente noto algo de gotico nas tuas emoçoes ;)
Bjs
D.
Su, as tuas palavras mostram-se conheçedoras desta cultura :)
Bjs
D.
Fico contente por te ver de volta menina. Agora acelera o teu blog ;)
Qto á cultura gotica, se te identificas com ela, então não a negues. Não é nada de te envergonhares.
Bjs
D.
http://gothland666.blogspot.com/2005/10/gtico.html
Enviar um comentário