quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

A estupidez como Herança

O novo concurso da RTP, a Herança, tem um final assaz divertido: o apresentador revela cinco palavras sem qualquer ligação aparente e o concorrente "só" tem de descobrir, num curto espaço de tempo, o termo que está relacionado com todas elas.

Mas qual é a piada, perguntam vocês. Ora, a piada está no facto de ser impossível adivinhar o termo pretendido, tendo em conta que as cinco "pistas" são totalmente absurdas, enganadoras e filhas-da-puta. O pobre concorrente fica com cara de parvo a olhar para elas e, no final, quando lhe é revelado o termo que ele deveria (por milagre) ter acertado, solta um triste e pouco convicto "Ah, pois era". Isto perante o riso paternalista do intragável Malato, que qualifica esta patranha de "prova de conhecimento" e invariavelmente conforta o pateta do concorrente com o terrivelmente cínico: "Está a ver? Bastava pensar um bocadinho!".

Vejam, por exemplo, o que se passou ontem. Estas eram as pretensas pistas (juro que é verdade):

Paulo
Napoleão
Paraguai
Évora
Promoção

Como podem ver, basta reflectir durante 2 minutos para descobrir o termo certo. Não conseguem? Pensem lá mais um pouco. Como é óbvio para uma luminária do calibre do Malato, a palavra certa só poderia ser "Assunção". Confusos? Ora bem, como explicou o apresentador, "Paulo" é o primeiro nome do jogador do FCP Paulo Assunção (fodasse, esta era de caras pá e eu aqui a pensar em S. Paulo). "Napoleão" nasceu no dia 15 de Agosto, dia de Nossa Senhora da Assunção (Tão fácil. Como é óbvio, o concorrente deveria ter pensado "Napoleão? Ainda bem que publiquei a semana passada a minha tese de doutoramento sobre a vida de Napoleão. Sei que o gajo nasceu a 15 de Agosto de 1769 às 13:30, e sendo esse o dia da Nossa Senhora da Assunção, a resposta só pode mesmo ser Assunção"). A terceira pista, "Paraguai", é a única que faz sentido, sendo no entanto ofuscada pelo surrealismo das outras. "Évora" era uma pista muito óbvia para o Malato, já que a cidade tem uma igreja da Nossa Senhora da Assunção (não consta, no entanto, que o Paulo Assunção ou o Napoleão tenham alguma vez lá rezado uma missa). Por fim, "Promoção" é um dos sinónimos de "Assunção". Mais fácil que isto era impossível.

O Frangos gosta tanto deste programa que dá cinco pistas aos nossos leitores para descobrirem o termo subjacente:

Esquimó
Bode
Doente
Otário
Pontapé

Adivinharam? Claro que sim. A palavra certa é… "Malato"!

Ora bem, o "esquimó" é conhecido por comer muita gordura para se aquecer e gordura é o que não falta ao Malato. Quanto a "Bode", quem pode esquecer a barba de bode do Malato? Mais óbvio é impossível. "Doente" é um sinónimo de Malato (fui ver ao dicionário) e "Otário" uma das suas características mais salientes. Por último "Pontapé" era o que eu gostava de lhe dar naquela peida gorda (o que remete de novo para "Esquimó"). Fodasse, mais fácil era impossível. Ou como diria o Malato "Estão a ver? Bastava pensar um bocadinho!".

por Victor Lazlo - http://frangosparafora.blogspot.com/








Este texto está tão espectacular, q eu tinha de u publicar aki no meu blog.
Viva ás pessoas sem medo de dizer o q lhes vai na alma!

9 comentários:

Anónimo disse...

Realmente parece estupido. tenho que confessar que nunca vi o concurso, assim como nao acho o Malato tão estupido como isso.
Mas essas pistas são completamente absurdas

Anónimo disse...

desde o 1º dia que vi o concurso que o achei a coisa mais parva a face da terra... e mesmo um concurso estupido como o caralho...

Taradão disse...

Realmente nunca vi o concurso.
Isso deve ser só para iluminados realmente.Eu confesso que tentei descobrir aquela resposta com as pistas dadas...e o meu licenciado cérebro não conseguiu.
Por outrp lado até ao fim pensei que o texto fosse teu,Dreamaster...é que se fosse devias ter acrescentado Paneleiro à lista de mimos com que esse estupor insuportável do malato foi brindado.

Bola Oito disse...

Já vi várias vezes o concurso.

O Malato é algo estranho por vezes mas não me incomoda assim tanto. É preferível ao mongo do Jorge Gabriel. Anyway, a cilpa do programa ser cretino não é culpa dele. O programa certamente foi importado do estrangeiro e a RTP meteu o gajo a apresentar.

A última prova é imbecil até mais não. Concordo nessa parte. Acho que é completamente aleatório e acho surpreendente como há pessoas capazes de suportarem a seca de se submeterem a tal programa: as maiores probabilidades são de NÃO GANHAR NADA.LOLOLOLOLOLOL

Por outro lado, acho que o próprio Malato já indicia um certo desconforto qdo se chega a essa parte do programa e se torna evidente que o concorrente não faz a mínima ideia.

E houve já uma concorrente que ganhou o prémio 60 e tal mil euros. Teve um golpe de sorte e de iluminação e acertou na palavra.

Mais: devo dizer que o outro dia eu estava a ver e das pistas apresentadas não consegui ver nada. O concorrente tb não. Qdo o Malato explicou apenas a primeira palavra, tudo se encaixou e rapidamente cheguei à palavra certa que era 'guerra'.

Portanto é possível, mas não deixa de ser cretino.

Bola Oito disse...

'licenciado cérebro'???

OMG!!!

looooooooooooooooooooool

Bola Oito disse...

Vejo pela caixa de comentários que os leitores gostaram mesmo do meu post sobre o concurso A Herança. A princípio fiquei todo vaidoso, tudo a rir e a dizer "boa Lazlo", "tens piada Lazlo", "és o maior Lazlo", "quero ser possuída por ti Lazlo", "come-me por trás Lazlo". São coisas que qualquer gajo gosta de ouvir. Mas a verdade é que agora me sinto algo culpado por ter achincalhado o Malato daquela forma. Será que ele merece mesmo semelhante achincalho? Não terei eu exagerado no seu achincalhamento? A minha achincalhação terá passado dos limites? Com que fundamento eu perpetrei todo aquele achincalhanço? Como já perceberam, a palavra-chave aqui é achincalhar. A verdade é que eu aproveitei-me da fraca concepção do programa para colocar (salve seja) o Malato a nu (como alguém notou, e muito bem, nos comentários). Agora sinto-me culpado. E chamei-o de gordo, coitado do homem. Ele não deve ter culpa. E eu sinto-me mal. Ele não tem culpa de ser como é e eu venho aqui fazer a minha meia culpa. Mas a outra meia é vossa. Sim, vossa. A minha chacota ao homem foi só para vos fazer rir. A propósito, já repararam que se eu escrevesse meia culpa em latim (sem o "i" e em itálico) tal significaria que a culpa era toda minha? Mas, para vosso azar, eu não sei latim e portanto a culpa aqui é a meias.

Victor Lazlo

Anónimo disse...

o programa nem é assim tao mau. é uma questão de cultura geral e associar termos. poderia ser mais fácil, mas ha pessoas que conseguem acertar.

dalila

Victor Lazlo disse...

Fixe. só falta aí o link para o Frangos pá

Dreamaster disse...

Não seja por isso ;)